Tuesday, August 01, 2006


O Problema da Crítica

Outro problema que impede um desenvolvimento mais amplo do nosso cinema é a quase absoluta falta de crítica especializada na imprensa periódica. No Rio de Janeiro a situação é calamitosa nos jornais. O Globo tem um bando de despreparados exercendo o papel de "críticos. O principal crítico do jornal atualmente é o Rodrigo Fonseca, que até entende de história do cinema e história do cinema brasileiro mas é de um mau-gosto terrível, aliás o crítico se dá mesmo na escolha, na capacidade de avaliar quais filmes interessam ou não. Após o sujeito ter adquirido essa capacidade, que possui muito de um elemento subjetivo mesmo e que envolvve conhecimentos de cultura humanística geral e não apenas de cinema, ele vai desenvolver sua escrita e pode concentrar mais seus estudos apenas no cinema, sua história, aspectos técnicos, etc. E o pior é que o bonequinho dos Marinho define o poder de púplico de um filme nos circuitos de arte, já que a nossa burguesia boçal em sua maioria lê esse jornal e lá escolhe que filme vai assistir nos Estação Botafogo da vida. No JB também não vemos um crítico muito interessante e há vários péssimos. Em São-Paulo nos salva Inacio Araujo e suas ótimas críticas na Folha de São-Paulo. Nas revistas semanais tínhamos Cleber Eduardo na Época mas ele foi envolvido pelos seus editores num lamentável caso de adulteramento de seu texto em meio à polêmica da Ancinav. Na Veja é melhor nem comentar a tal da Isabela Boscov mas também esperar o que da Veja?? A internet virou um refúgio da crítica mais categorizada, com exemplos como a Contracampo (www.contracampo.com.br), mas quem lê essas publicações da internet já é um público iniciado e constitui um universo muito diminuto. Enquanto não tivermos crítica de mais alto-nível na imprensa periódica ficaremos cada vez mais imersos na boçalidae cinematográfica.

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