Os Grandes Clássicos do Nosso Cinema- São-Paulo S.A 1965
Quando se fala de cinema brasileiro nos anos 60 logo se pensa no Cinema Novo, como se no Brasil daquela época só houvesse existido esse tipo de cinema. São-Paulo S.A, primeiro longa dirigido por Luis Sergio Person, mostra que havia outros tipos de cinema naquela época. Este filme pode ser incluído no rol daqueles com preocupações que vão além do mero entretenimento, assim como os filmes do Cinema Novo, mas as semelhanças param por aí. Primeiro, Person era paulista e morava em São-Paulo, o que já o afastava da turma carioca cinemanovista comandada pelo baiano Glauber. Segundo, sua estética não estava calcada no estilo de fotografia estourada e câmera-na-mão praticado pela galera do Cinema Novo. Person se alinhava a um estilo de fotografia mais trabalhada, influenciada pelos seus estudos de cinema na Itália, obra aqui de Ricardo Aranovitch. Terceiro, neste filme Person tem como protagonista um personagem da classe-média, REALMENTE dessa classe e não um intelectual como em "O Desafio" (1965) em que o protagonista almeja sair desse circuito. Aliás o personagem de Walmor Chagas em São-Paulo S.A não almeja nada, é tão vencido pela vida e tem tal desprezo por si mesmo e pelos que o rodeiam que vai sendo levado pelos acontecimentos sem um objetivo definido, um grande projeto que o norteie. O mal-estar que o filme causa vem desse personagem, uma espécie de reação autobiográfica de Person contra o mundo das fábricas e do capitalismo, mundo no qual Person trabalhou diretamente, em negócios de sua família. Prestes a ser lançado em DVD, São-Paulo S.A ficará mais acessível às novas gerações de cinéfilos, que certamente o erguerão sempre no panteão dos clássicos do nosso cinema.
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